terça-feira, 10 de maio de 2016

Tendências Tecnológicas na Educação

O uso da tecnologia hoje ganha cada vez mais espaço nas escolas e na forma de como educar nossos jovens.


Se por um lado é impensável ignorar a importância da tecnologia na vida de jovens do mundo inteiro, por outro o uso dessa tecnologia na sala de aula ainda gera grandes debates entre educadores e acadêmicos.


Observadores acreditam que se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho do professor, com objetivos claros, podem ter impactos positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes.


"O uso bem-sucedido da tecnologia sempre vai acompanhado de reformas em outros aspectos – como currículo (escolar), avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes".


Nesse contexto, o professor deixa de ser apenas transmissor de conhecimento, mas sim um mediador – orientando alunos com instruções, feedback, contexto, exemplos e perguntas-chave dentro de cada projeto e identificando qual o dispositivo tecnológico é melhor para cada momento (mesmo que sejam papel e lápis). Estudos indicam, também, que não adianta muito usar a tecnologia apenas por usar: projetos que não tenham objetivos claros e integração com o currículo escolar vão agregar pouco ao aprendizado.


A Unesco vê o tablet individual – seja comprado pelos pais ou emprestado pelo poder público – como uma tendência de médio prazo na educação. Mas existe uma tendência de governos aproveitarem mais os equipamentos móveis que já são possuídos pelos próprios estudantes (smartphones e tablets) e focarem seus investimentos em aplicativos e redes potentes.


GEOGEBRA - www.geogebra.org
O aplicativo é gratuito e têm ajudado professores a ensinar geometria no ensino médio.


GLOBE - www.globe.gov
Os alunos coletam dados ambientais de suas regiões e os enviam aos especialistas.


PADLET - www.padlet.com/features
Usado por alunos da rede pública brasileira para ajudar a construir projetos online em conjunto.



Fonte e Texto na Íntegra:

BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário